Câmara Municipal de Iguatama

Você sabia?

por Divulgação

18/06/2013 10:00

No séc. XVIII, quando os viajantes e tropeiros chegavam às margens do rio São Francisco, encontravam um barqueiro que os transportava para o outro lado do rio. Neste local, surge o povoado de Porto Velho, depois denominado Porto Real de São Francisco. Em 1829, a capela e o povoado originais foram transferidos para um ponto mais elevado da região e, em 1842, com o crescimento do mesmo, criou-se o distrito com o nome de Nossa Senhora da Abadia do Porto Real, integrando-se ao município de Arcos. Em 1943, foi elevado à categoria de município, com o nome definitivo de Iguatama.

Significado do Nome

Iguatama é um nome indígena, tupi-guarani, Yguaterama e Igua-terrama. Este nome foi sugerido pelo farmacêutico Albertino Ferreira de Oliveira, que quer dizer lugar onde o rio se abre em curvas, ou enseada de minha terra ou ainda lugar onde o rio se abre em lagamar, uma clara alusão às curvas do Rio São Francisco que fica defronte da cidade.

Aniversário da Cidade

Comemora-se todo dia 15 de agosto.

Gentílico

Iguatemense

Iguatama, uma típica cidade mineira: seus habitantes fazem jus ao ditado que todo mineiro é hospitaleiro. Uma das caracteristicas econômicas principais é a agropecuária. Há ainda no município empresas que produzem queijos, doces, iogurte. Outros tipos de produtos feitos na cidade são o calcáreo, biodiesel, carbureto de cálcio e adubos.

Final do corpo do documento e conteúdo da página